Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
31/07/2013 09:00

Emprego no Turismo

Perguntas frequentes

As estimativas de emprego abrangem todas as atividades que atendem a turistas?

Não. O turista consome uma variedade muito grande de produtos e serviços. Para obter informações comparáveis internacionalmente, a Organização Mundial do Turismo - OMT sugere que as estatísticas sobre a contribuição do setor turismo para a formação do PIB ou para a geração de emprego levem em consideração um conjunto de atividades, chamadas Atividades Características do Turismo, que representam a parcela mais expressiva dos gastos dos turistas. São elas, alojamento; alimentação, transporte aéreo, transporte terrestre, transporte aquaviário, agências de viagem, aluguel de transporte e cultura e lazer. Algumas atividades importantes, como o comércio, o transporte individual e atividades em instituições públicas, não foram incluídas pela dificuldade ou pelo custo em obter dados estatísticos confiáveis.

As estimativas do Sistema Integrado de Informações sobre o Mercado de Trabalho no Setor Turismo - SIMT abrangem o total das pessoas ocupadas nessas Atividades Características do Turismo?

Sim. O SIMT divulga as estimativas das ocupações formais e informais nas Atividades Características do Turismo. As estimativas relativas à ocupação formal são elaboradas com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego e em consulta realizada pelo IPEA em, distribuídos em todas as unidades da federação. As estimativas referentes à ocupação informal são elaboradas com base na pesquisa do Ipea, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD e na RAIS.

Qual a defasagem dessas estimativas?

O SIMT disponibiliza estimativas de emprego formal nas Atividades Características do Turismo baseadas nos dados da RAIS com cerca de um ano e meio de defasagem. Atualmente, estão disponíveis as estimativas mensais de emprego dos meses de dezembro de 2006 a dezembro de 2012. As estimativas da ocupação informal têm defasagem semelhante.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea