Oficina apresenta alternativa de modelo de previsão de câmbio

Oficina apresenta alternativa de modelo de previsão de câmbio

A proposta é resultado de uma parceria entre o Ipea e a Universidade Federal Fluminense

O Ipea, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, realizou na manhã desta sexta-feira (01) a oficina de trabalho Extraindo Expectativas de Câmbio das Cotações de Câmbio Futuro e das Expectativas Informadas pelos Agentes em Pesquisa, no auditório do 10º andar do Ipea, no Rio de Janeiro.

O estudo realizado pelo professor do Departamento de Economia da UFF Luciano Vereda, junto com o mestrando do PPGE-UFF e assistente de pesquisa do Ipea Daniel Karp, avaliou os métodos de análise de expectativa de câmbio e definiu se eles são de fato racionais e precisos. O objetivo, no entanto, foi propor um outro modelo de previsão diferente do usado atualmente pelos agentes de pesquisa atuais.

O modelo KV (Karp-Vereda), apresentado durante a oficina, é uma reinterpretação dos modelos de Wolff (1987) e Cheung (1993). Nele foram observados resultados e previsões mais precisos e que atingem números com menos erros quadráticos em comparação com os modelos utilizados com mais frequência pelos agentes de pesquisa.