Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
15/03/2017 15:13

Nova plataforma do Ipea reúne dados sobre OSCs no Brasil

Versão atualizada do Mapa das Organizações da Sociedade Civil será lançada pelo Ipea nesta quinta. Ela concentra informações sobre 390 mil instituições

A nova versão do Mapa das Organizações da Sociedade Civil foi lançada nesta quinta-feira, dia 16, às 14h30, no auditório do 16° andar na unidade do Ipea no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 51, Centro). O Mapa é uma plataforma virtual inteligente com informações sobre 390 mil OSCs existentes no país. Nela, podem ser consultadas organizações por área de atuação, número de empregados, parcerias com o setor público e privado, entre outras informações.

Durante o evento, Felix Garcia Lopez, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea responsável pela plataforma, apresentou dados inéditos, como a quantidade de OSCs do Brasil e a taxa anual de crescimento de 2009 até 2014; transferências federais para OSCs, de 2009 a 2016, inclusive com informações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI); e média do número de empregados, distribuição por sexo, escolaridade e total de ocupados nas OSCs.

Transparência
Entre as novidades no Mapa das OSCs, está o mapa georreferenciado e dinâmico, fundamental para ampliar a transparência das OSCs e apoiar a interlocução entre essas organizações e os governos. Além disso, os gestores públicos poderão saber onde estão, o que fazem as OSCs em cada local do país e o histórico de atuação de cada organização específica.

De acordo com Lopez, ao mesmo tempo em que o Mapa abre espaço para maior transparência do Estado e das OSCs, a plataforma também busca reunir informações que ajudarão a compreender melhor esse setor por meio de pesquisas e análises detidas. “Esperamos que os governos, estaduais e municipais, se animem em nos enviar dados também, pois é uma plataforma já pronta a receber as informações de parcerias entre eles e as OSCs”, disse. Para ele, ao fazer isso, os estados se tornam mais transparentes, cumprem a legislação, e a sociedade se informa melhor sobre as OSCs.

Além de Lopez, o evento teve a participação do diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Alexandre D’Ávila Gomide, da diretora do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Deborah Arôxa, da diretora da Associação Brasileira de ONGs (Abong), Eleutéria Amora, e do presidente da Fundação Esquel, Silvio Rocha Sant'Ana. Foram debatidos temas como a importância do Mapa das OSCs como ferramenta de fomento; a experiência de gestão de um sistema público de informações e controle sobre transferências de recursos a partir de seu ecossistema; experiências internacionais de sistemas de transparência e accountability, e o papel da sociedade civil organizada na formulação e na execução da agenda de direitos e das políticas públicas.

Acesse o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Vídeo: Confira o lançamento do Mapa das OSCs

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea