Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
14/03/2017 16:48

Ipea e Cepal realizam seminário sobre gastos ambientais
Representantes do Chile e Costa Rica estarão presentes para participar do debate. O evento, em Brasília, é aberto ao público


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) promovem nos dias 15 e 16 de março o seminário internacional Gastos Ambientais ‒ diretrizes metodológicas e avanços na América Latina. As atividades acontecem das 9h às 18h dos dois dias, no auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, em Brasília.

“Os governos, o setor privado e a sociedade em geral estão dedicando cada vez maiores montantes de recursos para fomentar a gestão sustentável”, afirma a coordenadora de Estudos em Sustentabilidade Ambiental do Ipea, Adriana Moura. “O Ipea realiza uma pesquisa para calcular os gastos ambientais do governo federal brasileiro e tem expressado interesse em colaborar com a Cepal para ampliar o cálculo para outros setores e elaborar diretrizes metodológicas para calcular o gasto privado.”

Moura explica que, além de analistas, gestores públicos e pesquisadores da área, o evento é voltado para representantes de países da América Latina que contam com o apoio da Cepal para medição dos seus gastos ambientais. Representantes do IBGE, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão irão moderar os debates e painéis do seminário.

Na manhã da quarta-feira, serão trabalhados fundamentos conceituais na medição de gastos ambientais e a importância desses dados para formulação de políticas públicas no Brasil. Na parte da tarde, Moura falará da experiência do Ipea no levantamento dessas informações para o governo federal. Álvaro Shee, do Ministério do Meio Ambiente do Chile, e Ivana Garcia, do Ministério da Fazenda da Costa Rica, irão partilhar as experiência dos seus países com os participantes.

No último dia do evento, o debate será sobre as experiências na América Latina e a rota metodológica que o governo federal segue na medição desses gastos. O seminário será encerrado à tarde com uma mesa redonda a respeito dos desafios comuns aos países na medição de gastos ambientais e, em seguida, sobre as perspectivas e avanços na área.

O seminário é aberto ao público. Inscrições e informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Clique aqui para acessar a programação completa do evento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea