Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Twitter
Youtube
facebook
Flickr
Google +

 

tips and trick
13/03/2017 14:56

IPCA tem o melhor resultado para fevereiro dos últimos 16 anos
A pesquisadora Maria Andréia Parente aponta o ambiente econômico mais confiável como um dos fatores da desaceleração da inflação 

 

A avaliação do Grupo de Conjuntura do Ipea divulgada na semana passada confirma que a inflação segue em baixa, convergindo cada vez mais para a meta de 4,5%. "Na verdade, hoje em dia essa meta virou teto, porque todos os dados que têm saído levam pra esse cenário de desaceleração contínua da inflação", afirma a pesquisadora do Ipea Maria Andréia Parente. Além da queda dos preços dos alimentos, ela aponta que a maior confiabilidade do meio econômico contribui para a melhora do índice.

"Temos uma postura mais clara do Banco Central quanto a seus objetivos de política monetária e um esforço do governo em sanear as despesas governamentais", explica. Parente cita a aprovação de teto de gastos e as reformas previdenciária, tributária e trabalhista como elementos que estão dando mais confiança para os agentes econômicos.

"O mercado de trabalho ainda está, e vai continuar pelo menos nos próximos meses, um pouco contracionista", acrescenta Parente. "Então, haverá aumento da taxa de desemprego e salários reais crescendo menos, o que vai ajudar a conter a demanda e manter os preços em níveis menores."

O trabalho na íntregra está disponível no Blog da Carta de Conjuntura.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea