Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Twitter
Youtube
facebook
Flickr
Google +

 

tips and trick
23/02/2017 11:08

ESTADÃO

Com queda de alimentos, prévia da inflação sobe 0,54%, menor índice para fevereiro desde 2012

Autor: DAIANE COSTA

A prévia oficial da inflação, o IPCA-15, registrou alta de 0,54% em fevereiro, informou ontem o IBGE. Foi a menor taxa para o mês desde 2012, quando ficou em 0,53%. Em fevereiro do ano passado, o índice fora de 1,42%. Em janeiro, a taxa foi menor (0,31%), mas subiu de um mês para o outro devido à pressão sazonal dos reajustes das mensalidades escolares aplicados no início do ano. Os alimentos voltaram a ter deflação, com queda de preços de 0,07%, o quinto recuo dos últimos seis meses.

Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,02%, aproximando-se do centro da meta estabelecida pelo Banco Central (BC), que é de 4,5%.

— Depois de muitos anos, vamos voltar a cumprir a meta. Isso abre espaço para que o BC possa intensificar os cortes de juros, e os agentes econômicos ficam mais confiantes com relação a investimentos e voltar a contratar trabalhadores — resume Maria Andreia Lameira, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Veja mais

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea