Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
19/01/2017 09:54
topo relatorio_pesquisa

Relatório de Pesquisa

Construção da matriz origem destino de transporte inter-regional de cargas e passageiros para o plano nacional de logística integrada (relatório 7)
 

icon pdf Acesse o PDF      


Este relatório faz parte de uma série de relatórios de pesquisa do Ipea, cujo objetivo é documentar o processo de construção das matrizes origem/destino (O/D) de transporte inter-regional de cargas e passageiros que subsidiaram a elaboração do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), fruto da parceria entre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Ministério dos Transportes (MT), e o Ipea, formalizada pelo Termo de Cooperação para Descentralização de Crédito no 2, de 29 de maio de 2013.

A Empresa de Planejamento e Logística foi criada, em 2012, para apoiar o MT no planejamento da infraestrutura de transportes do país. Uma de suas tarefas é atualizar o Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), agora batizado de Plano Nacional de Logística Integrada, englobando também o planejamento da infraestrutura portuária (então elaborado pela Secretaria de Portos – SEP) e da aeroportuária (a cargo da Secretaria de Aviação Civil – SAC). Em certa medida, a EPL cumpre missão semelhante à do Grupo de Estudos para Integração da Política de Transportes (Geipot) nas décadas de 1970 e 1980. A empresa vem se capacitando para a modelagem da oferta de infraestrutura de transportes, mas para a modelagem da demanda por transportes, que envolve mais conhecimento das atividades econômicas no país e sua distribuição regional, havia a necessidade de execução externa. Algumas consultorias foram abordadas, mas surgiu a possibilidade de o estudo ser realizado pelo Ipea, que prontamente atendeu.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea