Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
16/01/2017 09:00

Indicador Ipea de consumo da indústria caiu 1,5% em novembro  

Queda decorre de recuo no setor de bens de capital

Análise divulgada pelo Grupo de Estudos de Conjuntura do Ipea nesta segunda-feira (16.01) mostra que a demanda interna enfraquecida continuou a afetar os indicadores da indústria em novembro de 2016. Naquele mês, o indicador de consumo aparente da indústria geral caiu 1,5%, na comparação com outubro (série com ajuste sazonal), elevando a queda acumulada nos onze primeiros meses de 2016 para 10%. O consumo aparente equivale à produção industrial doméstica, acrescida das importações, menos as exportações.

Além da fraca performance da produção industrial registrada ao longo de 2016, a oferta final de bens industriais (CA) na economia brasileira tem sido negativamente afetada pelo desempenho do comércio exterior. A trajetória das importações segue negativa e a recuperação do setor exportador observada em 2016 também contribui para a redução do consumo aparente.

A análise mostra ainda o desempenho recente da variação do consumo aparente nas indústrias extrativa-mineral e de transformação, e traz uma abertura por grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis e bens de consumo semi/não duráveis. Embora a variação do CA acumulada até novembro de 2016 permaneça negativa em todas as categorias, um ponto positivo é que, à exceção do setor de bens de capital, todos os demais avançaram entre outubro e novembro, na série dessazonalizada.

Também merece destaque a alta de 2,7%, na margem, verificada no setor de bens de consumo duráveis, que, assim como a categoria bens de capital, teve uma forte elevação do volume exportado em 2016. O CA de bens de consumo em geral registrou o terceiro crescimento consecutivo, na comparação mensal dessazonalizada, acumulando uma variação de 4,3% entre agosto e novembro de 2016.

A íntegra da análise está no blog da Carta de Conjuntura e no Portal Ipea

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea