Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
06/12/2016 16:16

Ipea estudará impactos de investimentos em telecom

O Instituto e a Anatel assinaram nesta quarta-feira, dia 07, acordo de cooperação que prevê pesquisas sobre o tema

O Ipea e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinaram nesta quarta-feira, 07 de dezembro, um Acordo de Cooperação Técnica que resultará em pesquisas sobre o impacto socioeconômico de investimentos em infraestrutura de telecomunicações nos municípios brasileiros.

O acordo prevê estudos que demonstrem a relação entre a expansão de infraestrutura de telecomunicações e indicadores socioeconômicos em níveis regionais, além da estimativa da capacidade de consumo de serviços de telecomunicações; e revelem a estimativa das melhores alternativas de projetos de infraestrutura de telecomunicações que favoreçam a redução de desigualdades sociais e regionais.

Ernesto Lozardo, presidente do Ipea, afirmou que a assinatura do termo com a Anatel vai ao encontro da missão do Instituto de analisar e formular políticas públicas com qualidade. "Isso prova que não estamos parados. A pesquisa vai mostrar não apenas que a agência (Anatel) quer levar o benefício para os municípios, mas quais os impactos disso”, apontou Lozardo.

Mapeamento
Um dos pontos destacados foi o maior avanço da telefonia nos municípios em detrimento da banda larga. Os participantes afirmaram a necessidade de prover um serviço capaz de atender à sociedade em aspectos como saúde, educação, segurança, gestão pública. “Nosso objetivo é levar a banda larga para todo o país e o primeiro passo é esse mapeamento. Depois, precisaremos saber quais recursos temos para isso, e é nesse ponto que o Ipea será fundamental”, destacou o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, André Borges.

Juarez Quadros, presidente da Anatel, ressaltou a expectativa da agência de que os resultados entregues pelo Ipea sejam traduzidos em aprimoramentos de atividades de formulação e implementação de políticas públicas. “Dentro desse contexto, buscamos nessa parceria com o Ipea, especialmente, aprimorar o desenvolvimento da nossa telecomunicação no país com a orientação para um melhor direcionamento de recursos e com vistas à expansão da infraestrutura do setor” finalizou.

 

 


 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea