Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
25/11/2016 19:16

Ipea apresenta gastos do governo em cooperação internacional

O relatório, que reúne dados de 2011 a 2013 sobre cooperação para o desenvolvimento, será lançado no dia 29, em Brasília


Uma publicação que consolida dados sobre ações de cooperação para o desenvolvimento internacional implementadas pelo governo federal será lançada na próxima terça-feira, dia 29, em Brasília. Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o relatório Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional: 2011-2013 traz informações levantadas em 93 órgãos e instituições do governo federal que atuam em 159 países.

A pesquisa foi elaborada com um método próprio de coleta, organização e registro dos gastos do governo brasileiro com a Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi) e de sistematização do repertório de conhecimentos técnicos e científicos veiculados pela ABC. Essa é uma iniciativa pioneira, que já resultou na produção de dois documentos com os dados oficiais da Cobradi – o primeiro referente ao período 2005-2009, e o segundo ao ano de 2010. Este terceiro relatório traz informações de 2011 a 2013. “Esta pesquisa vai possibilitar ao governo brasileiro formular uma política de cooperação internacional, que ainda não existe”, observou o editor da publicação, o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea João Brígido Bezerra Lima.

O relatório será apresentado a partir das 15h, no auditório do Instituto Rio Branco (Setor de Administração Federal Sul, Quadra 5 -Lotes 2/3). Está prevista a presença do presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, do diretor da ABC, embaixador João Almino, e do diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, embaixador Sergio Florêncio.

 

 



 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea