Inscrições estão abertas para quatro projetos de pesquisa

Inscrições estão abertas para quatro projetos de pesquisa

As chamadas públicas concederão bolsas de pesquisa com duração de 12 meses, podendo ser renovadas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou chamadas públicas para selecionar pesquisadores para cinco projetos que vem desenvolvendo. O projeto "Política Comercial – Análise e Proposições" oferece uma bolsa para servidor, empregado público ou professor universitário, com graduação nas áreas de economia, relações internacionais, direito ou ciências sociais. Entre outros requisitos, o candidato deve ter experiência em assuntos de política comercial e negociações internacionais e conhecimento das principais organizações internacionais na área de comércio internacional, para realizar estudos sobre política comercial e inserção do Brasil no cenário internacional. O prazo de inscrição vai até 21 de outubro.

No projeto "Núcleo de Análise Estatística" há duas vagas para graduados na área de estatística, com disponibilidade para atuar na unidade do Instituto no Rio de Janeiro. Neste caso, os candidatos devem ter conhecimento do software estatístico R e em inglês, além de capacidade de organizar, manipular e sistematizar grandes bases de dados. A inscrição pode ser feita até 21 de outubro.

O projeto "O Novo Papel das Grandes Estatais e dos Bancos Públicos para o desenvolvimento" oferece doze bolsas. As quatro primeiras são destinadas a auxiliares de pesquisa que estejam regularmente matriculados na graduação em estatística ou economia. É preciso ter domínio de Microsoft Office (especialmente Excel). A quinta bolsa vai para assistente de pesquisa que tenha graduação na área de ciências sociais, economia, administração, ciência política, relações internacionais ou letras. O bolsista precisa ter fluência em Língua Inglesa, comprovada por certificado internacional (Cambridge, Michigan etc), a ser apresentado no momento da inscrição. Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar na sede do Ipea, em Brasília. 

Há, ainda, quatro vagas para pesquisadores com graduação e pós-graduação (completa ou em curso) na área de estatística ou economia. Neste caso, são pré-requisitos o domínio de softwares estatísticos (SAS, STATA, R) para manipulação de bases de dados e modelagem estatístico/econométrica, e conhecimento em língua inglesa. Outra bolsa é destinada ao candidato que tenha graduação e pós-graduação (completa ou em curso) em estatística ou economia. É preciso ter domínio de programação, manipulação de dados e econometria e conhecimento em língua inglesa. O candidato precisa ter disponibilidade para atuação nas instalações do Ipea no Rio de Janeiro.

As últimas duas vagas do projeto são oferecidas a doutores em economia ou estatística. Os pesquisadores precisam ter artigos e trabalhos científicos em congressos, simpósios e encontros nacionais/internacionais de economia e de desenvolvimento e políticas públicas, além de domínio de desenvolvimento de soluções de visualização de dados. O prazo de inscrição vai até 20 de outubro.

Por fim, o projeto "Sucessão Geracional na Agricultura Brasileira" oferece uma bolsa para graduado na área de economia, com título de mestre na área de administração. É preciso ter conhecimentos de estatística e matemática, bem como de economia agrícola. É desejável também conhecimento em língua inglesa. A inscrição pode ser feita até 22 de outubro.

A previsão de duração das bolsas em todos os projetos citados é de 12 meses, podendo ser renovadas.

Chamada Pública nº087/2016 – Projeto: “Política Comercial – Análise e Proposições"

Chamada Pública nº088/2016 – Projeto: “Núcleo de Análise Estatística"

Chamada Pública nº090/2016 - Projeto "O Novo Papel das Grandes Estatais e dos Bancos Públicos para o desenvolvimento"