Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
09/11/2016 13:50

Passageiros de ônibus do DF têm acesso a livros do Ipea

Biblioteca do Instituto doou mais de 500 publicações ao projeto Cultura no Ônibus, que incentiva a leitura dentro dos coletivos

Quem anda de ônibus no Distrito Federal pode se deparar com publicações do Ipea nos porta-livros instalados em vários coletivos. O Instituto doou mais de 500 publicações impressas e mais de cem CDs para o projeto Cultura no Ônibus, que transforma os coletivos em pontos de cultura e lazer.

Em funcionamento desde 2003, o projeto surgiu da iniciativa de um cobrador de ônibus, o maranhense Antônio da Conceição Ferreira. “Acredito muito na leitura como forma de mudança social e busco cada vez mais difundir esse maravilhoso hábito”, destaca o idealizador do projeto, que também prevê ações de arrecadação para ampliação do acervo – formado, atualmente, por mais 15 mil livros.

Em 2015, Antônio recebeu o apoio da Viação Piracicabana, empresa licitada pelo Governo do Distrito Federal. A meta é que todos os 516 ônibus da empresa tenham publicações disponíveis até 2017. Hoje, os livros são dispostos em mais de 369 coletivos do Plano Piloto, de Sobradinho e Planaltina. Os pontos estão distribuídos nos terminais, na Rodoviária do Plano Piloto e também nos estandes dos ônibus da Viação Piracicabana.

Para a coordenadora da Biblioteca do Ipea, Lúcia Regina Pontes Lemos, o projeto tem muita importância. “A iniciativa ajuda a disseminar conhecimentos para toda a população, além de ser uma excelente oportunidade para o Ipea alcançar um público que normalmente não conhece os trabalhos produzidos por seus pesquisadores”, explicou.

“Nós nos sentimos responsáveis por contribuir com um serviço de qualidade como este, que vem ajudando as pessoas de várias formas. E o apoio que recebemos do Ipea nos ajudou a querer dar continuidade a esse trabalho maravilhoso”, ressaltou a assistente de Recursos Humanos da Viação Piracicabana, Ana Caroline dos Santos.

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea