Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
07/11/2016 14:47

Pesquisadores do Ipea são premiados pela ESAF

IX Prêmio SOF de Monografias 2016 selecionou trabalhos na área de Orçamento Público

Dois trabalhos de pesquisadores do Ipea foram premiados na nona edição do Prêmio SOF de Monografias, concedido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda. Na categoria "Qualidade do gasto público", Rodrigo Orair, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto e pesquisador associado do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), e Fernando Siqueira, mestre em economia pela FEA/USP, saíram vencedores com o artigo "Investimento Público no Brasil: trajetória recente e relações com o ciclo econômico e regime fiscal". A pesquisa enfatiza o período recente caracterizado por um esboço de retomada (2005-2010) e inflexão para tendência de queda (2011-2015) que fez com que o avanço anterior já tenha sido quase todo revertido.

Ainda na mesma categoria, o coordenador de Previdência e Assistência Social do Ipea, Rogerio Nagamine, e a pesquisadora Graziela Ansiliero conquistaram a segunda colocação, com o estudo "Impacto Fiscal da Demografia na Projeção de Longo Prazo da Despesa com Previdência Social". O trabalho busca quantificar o impacto da demografia sobre a despesa da Previdência Social como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), até 2100, a partir de um modelo de projeção de longo prazo.

A premiação tem a finalidade de estimular a pesquisa que tenha como objeto o orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública. Instituído em 2007, o prêmio estabelece que as monografias devem discorrer sobre o tema "Orçamento Público" com especificação temática a cada edição, podendo concorrer trabalhos individuais ou coletivos, de candidatos graduados e pós-graduados, de qualquer nacionalidade e formação acadêmica.

Confira o resultado do IX Prêmio SOF de Monografias 2016

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea