Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
14/10/2016 15:08

Ipea promove debate sobre a Nova Agenda Urbana

Técnicos do Ipea e palestrante da ONU-Habitat falam, no Rio, sobre conferência que orientará a urbanização sustentável nos próximos 20 anos

Aberto ao público, o seminário Habitat III: um debate sobre a nova agenda urbana ocorre nesta terça-feira (18/10), de 14h30 às 17h, na representação do Ipea no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 51, novo auditório do 16º andar). Participarão do evento os técnicos de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais (Dirur) Maria da Piedade Morais e Pedro Humberto de Carvalho Jr.

A palestrante, Rayne Ferretti Moraes, pertence à Oficina Regional para América Latina e Caribe (Rolac) e é oficial nacional para o Brasil do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Currículo da palestrante

Rayne Ferretti Moraes é graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett e mestre em Relações Internacionais, com foco em Política Internacional, pela PUC-Rio. Ela trabalhou como ponto focal para diversos países da América Latina e do Caribe em temas como meio ambiente, mudanças climáticas, segurança urbana, juventude e gênero, mas desde 2011 é a responsável pelos programas e projetos implementados pela ONU-Habitat no Brasil. Paralelamente, de 2008 a 2013, foi também professora do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett, tendo lecionado disciplinas como Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Dimensões Éticas de Relações Internacionais, Economia Política Internacional, Geopolítica, Teoria Política, Comércio Exterior, dentre outras.

Saiba mais sobre a Habitat III

A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável – Habitat III – está sendo realizada na cidade de Quito, Equador, de 17 a 21 de outubro. Seu principal objetivo é renovar o compromisso político em torno do desenvolvimento urbano sustentável. Além disso, buscará analisar os avanços até o presente momento e definir as prioridades urbanas globais para os próximos 20 anos, bem como identificar os novos desafios. Nesta conferência, será acordada a Nova Agenda Urbana, que orientará a urbanização sustentável pelas próximas duas décadas. É uma oportunidade única para aqueles que discutem o desenvolvimento urbano territorial sustentável.

Mais informações
Ao longo do processo preparatório da Habitat III, foram escritos 22 Documentos Temáticos (Issue Papers) pelas Agências do Sistema e elaborados 10 Documentos de Políticas (Policy Papers) por um grupo de especialistas. Todo esse material foi traduzido para o português pela Equipe do Brasil da ONU-Habitat, em parceria com UNV, e está disponível neste link: https://habitat3.org/preparatory-process. Esse material constitui um importante insumo técnico, em português (e nas seis línguas oficiais da ONU), para trabalho dos diferentes níveis de governo, da sociedade civil, da academia, do setor privado e das organizações internacionais.

Confira a íntegra do seminário

Documentos Temáticos (Issue Papers)

Documentos de Políticas (Policy Papers)

Tudo sobre a conferência

https://habitat3.org/about

Draft da Nova Agenda Urbana que será discutida em Quito

Relatório Brasileiro Habitat III preparado pelo Ipea

Relatório Istambul + 5

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea