Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
06/10/2016 12:46

Integração econômica entre Brasil e Chile foi tema de oficina no Itamaraty

Realizado pelo Ipea, o evento reuniu especialistas dos dois países

 

 

Especialistas brasileiros e chilenos reuniram-se no Palácio do Itamaraty para uma oficina durante a primeira parte do evento Diálogos Internacionais - Brasil e Chile, realizado pelo Ipea em parceria com a Embaixada do Chile no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). A segunda parte do encontro foi aberta ao público no Ipea.

Os participantes discutiram, entre outros temas, o comércio e a economia internacional, políticas públicas e desenvolvimento produtivo e a integração econômica entre os dois países. Assim, a boa relação Brasil-Chile e a integração econômica entre os dois países foi consenso entre os especialistas, porém alguns aspectos precisam avançar. “O Brasil e o Chile, apesar de tamanhos e população diferentes, têm muitas similaridades e o Brasil tem muito a aprender com o Chile no que diz respeito à liberalização e abertura comercial e também a assinaturas de acordos de livre comércio”, destacou o diretor-adjunto de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Luis Fernando Lara Resende.

O embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, ressaltou o interesse em fazer negociações com o Brasil. “Estamos muito interessados em gerar uma corrente equivalente de investimentos do Brasil no Chile e, sobretudo, poderíamos avançar na criação de cadeias de valor”, finalizou.

Vídeo: Confira a íntegra do seminário

Especialistas debatem as relações entre Chile e Brasil

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea