Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
30/09/2016 10:51

Ipea realiza oficina de trabalho sobre estudos federativos

Uma das pautas foi a implantação, no Instituto, de um escritório para América Latina do Fórum das Federações, organização que desenvolve programas de governança federativa em diversos países

Uma oficina de trabalho realizada nesta quinta-feira, 29 de setembro, lançou a primeira fase da implantação, no Ipea, de um escritório regional para a América Latina do Fórum das Federações – resultado de uma parceria do Instituto com a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República e com a organização canadense de governança internacional, que desenvolve programas em diversos países federativos no mundo. O evento também reuniu pesquisadores do Instituto e representantes das entidades parceiras, para discutirem projetos prioritários comuns.

A primeira parte da oficina contou com a presença da chefe de Informação e Parcerias do Fórum, Diana Chebenova, e da representante brasileira no Corpo Diretor do Fórum, Ana Carolina Lorena. Em seguida, houve apresentações do membro suíço da Diretoria do Fórum, Hans Rudolf Altherr, que abordou o tema Modelo federativo, arquitetura federativa e responsabilidade fiscal na Suíça, e do representante da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda, Bruno Fabricio da Rocha, que falou sobre a responsabilidade fiscal no Brasil. Na segunda parte do evento, representantes de diversas áreas de pesquisa do Ipea expuseram, ainda, projetos e estudos previstos no âmbito do Grupo de Trabalho Interdiretorias de Estudos Federativos do Instituto, compondo uma carteira de propostas junto ao Fórum.

Antes da oficina, no dia 27, o presidente do Fórum, Rupak Chattopadhyay, fez a apresentação de abertura do Seminário Internacional sobre Política Urbana, com o tema Construindo Políticas Urbanas Nacionais: desafios e abordagens. Ele também se reuniu com o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, oportunidade em que ambos trataram de possíveis temas de trabalho pautados no Acordo de Cooperação Técnica Ipea-Fórum, assinado em julho do ano passado.

Durante a oficina, coordenada pelo diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto, Alexandre Ywata, e pelo coordenador de Estudos em Desenvolvimento Federativo, Constantino Mendes, foi lançado o livro Brazilian Federalism: issues for discussions (Federalismo Brasileiro: questões para discussão), organizado pelos técnicos do Ipea Paulo de Tarso Linhares, Antonio Lassance e Constantino Mendes.

Agenda de pesquisa sobre federalismo é apresentada ao Fórum das Federações

Confira a apresentação da agenda proposta pela Diest

Veja também as outras apresentações feitas durante o evento:

Federalism in Brazil: governance and fiscal reforms

A Spatially bounded Economic Agentbased Lab (SEAL): a framework to analyze taxes in a metropolitan context

Federal model, federal architecture and fiscal responsibility in Switzerland

Social Policies in Federal Systems

Ipea-Forum of Federations Workshop

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea