Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
02/08/2016 15:07

Projeto Brasil 2035 realiza seminário nesta terça, dia 09  

No evento, em Brasília, serão avaliados os resultados da consulta sobre que caminho devemos trilhar até 2035 para ter um país desenvolvido em 2100

No próximo dia 9 de agosto, o Ipea promoverá o seminário Projeto Brasil 2035 - Questões para o Desenvolvimento, das 8h30 às 18h, na sede do Instituto (SBS, Qd. 1, Bl J, Ed.BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso), em Brasília, em que apresentará o resultado de uma consulta sobre as incertezas e críticas para o desenvolvimento brasileiro.

Na primeira fase do projeto, foram apresentadas as tendências para o país; já nesta segunda etapa, serão avaliadas as incertezas para o cenário do Brasil em 2035, tendo como base a questão norteadora: que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100?

Durante um mês, especialistas responderam a um questionário com 66 perguntas em que avaliavam a importância do tema e o grau de incerteza quanto à ocorrência ou não do evento. As incertezas detectadas nas dimensões sociais, político-institucionais, territoriais e econômicas serão discutidas com os parceiros, como Petrobras, Embrapa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), que colaboram com o projeto e ajudarão a embasar a criação de possíveis cenários para 2035.

Estarão presentes na abertura do seminário o secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Marco Ferrari, a coordenadora do projeto Brasil 2035, Elaine Coutinho Marcial, o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Marcio Gimene, e o presidente da Afipea, Fábio Schiavinatto.

O projeto conta com a parceria da Assecor, Afipea, Anesp, AACE, Aner, BNDES, Petrobras, Embrapa, Anatel, Banco do Brasil, Previ, e Museu do Amanhã. Os interessados em participar do seminário devem confirmar presença pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Nos dias 10 e 11 de agosto, haverá oficina de trabalho restrita ao público do Ipea.

Acesse a plataforma do Projeto Brasil 2100 

Confira a programação do seminário Projeto Brasil 2035 - Questões para o Desenvolvimento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea