Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
14/06/2016 08:50
FAPESP e Ipea organizam seminário sobre políticas de inovação

Encontro internacional em São Paulo discutiu a criação de ambientes para o desenvolvimento de empresas baseadas no conhecimento

São Paulo, 14 de junho de 2016 - A criação de políticas públicas para estimular empresas de base tecnológica a desenvolver modelos sustentáveis de negócios com potencial de impactar o mercado mundial e para lidar com desafios locais em áreas como educação, saneamento e abastecimento de energia e de água foi o tema central dos debates da oficina de trabalho Creating Local Prosperity through World-class Science Based Business Development, na FAPESP, São Paulo, em 16/06.

Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o workshop discutiu a participação de estados e municípios no fomento de startups e de novas tecnologias.

“Inovação motivada por desafios locais e com impactos globais representa uma oportunidade para o estado de São Paulo. Saneamento, transporte urbano, saúde pública, viroses – como Zika – são exemplos de temas com os quais acadêmicos e empresas startup paulistas podem colaborar para criar soluções com impacto global”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

O encontro foi aberto com a apresentação Inovação Local para uma Economia Global, de AnnaLee Saxenian, professora do Departamento de Planejamento Regional e Municipal da School of Information, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos.

Já a diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea, Fernanda De Negri, tratou de experiências internacionais exitosas no fomento à ciência de alto impacto para a sociedade e de como os mecanismos de coordenação e diferentes formas de suporte público podem ter efeitos positivos na solução de problemas científicos complexos. O tema também foi discutido por Cesar Gon, chefe executivo da CI&T, e Nicholas Vonortas, professor na GW.

Duas sessões sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor público internacional e a experiência brasileira e norte-americana sobre inovação local reuniram especialistas do Massachusetts Institute of Technolgy (MIT), da George Washington University (GW), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da empresa CI&T Sofware, de Campinas, do Ipea e da FAPESP.

Participaram dos debates sobre a experiência brasileira e americana em inovação local Carlos Américo Pacheco, professor do Instituto de Economia da Unicamp; Guilherme Ary Plonski, professor da USP e membro da coordenação do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo, na FAPESP; William B. Bonvillian, diretor do MIT, e Sérgio Queiroz, da Unicamp.


Workshop
Creating Local Prosperity through World-class Science-based Business Development - Why States and Municipalities Should Foster Start-ups and New Technology
Local: Auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, São Paulo
Data e horário: 16 de junho de 2016, das 8h30 às 16h30
Inscrições gratuitas em: www.fapesp.br/eventos/wbd/interest 
Programação: http://fapesp.br/10232

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea