Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Ipea ao Vivo
Twitter
Youtube
facebook
Flickr
Google +
pasang iklan gratis olahan makanan panganan nusantara
10/03/2016 15:10
topo nota_tecnica

Nota Técnica - 2016 - março - Número 24 - Disoc

Mulheres e trabalho: breve análise do período 2004-2014


Organizadores: Luana Simões Pinheiro, Antonio Teixeira Lima Junior, Natália de Oliveira Fontoura e Rosane da Silva.

 

icon pdf Acesse o PDF (1 MB)  

 

   

A inserção das mulheres no mundo do trabalho constitui-se em tema de grande interesse quando se trata de discutir a igualdade de gênero na sociedade brasileira. Ao longo das últimas décadas, as inúmeras reflexões sobre as condições do trabalho feminino possibilitaram um desenho detalhado sobre as diferentes formas de participação das mulheres neste espaço, seja do ponto de vista de informações quantitativas, seja de análises qualitativas que procuraram captar o sentido dessa inserção para os diferentes grupos sociais. Ainda assim, muito há que se dizer sobre as desigualdades entre homens e mulheres neste espaço tão valorizado nas sociedades capitalistas contemporâneas. E, em especial, muito há que se dizer sobre as desigualdades existentes entre as próprias mulheres, pois, mesmo que exista um marcador comum que as coloque em piores condições no espaço do trabalho, a contribuição do feminismo negro, por exemplo, foi decisiva no processo de fragmentação deste sujeito dito universal, evidenciando que, para além de algo que une as mulheres, existe muito que as separa e as hierarquiza e isso, cada vez mais, precisa ser visibilizado e enfrentado.


O propósito deste texto, portanto, é, tendo como mote as comemorações do Dia Internacional da Mulher, apresentar um conjunto de informações que mostre como os movimentos de presença e ausência das mulheres nos diferentes espaços do mundo do trabalho possibilitaram, ao longo da última década, alguns avanços e muitas permanências. Para tanto, foram trabalhados dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE) que cobrem o período de 2004 a 2014, último ano para o qual se tem informações disponibilizadas.


 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea