Indicador Ipea de investimentos aponta queda de 2,2% na construção civil

Indicador Ipea de investimentos aponta queda de 2,2% na construção civil

Dados do segundo trimestre mostram recuo de 0,7% do indicador e crescimento de 4,9% no consumo aparente de máquinas e equipamentos

A partir dos dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (1º de setembro), o Grupo de Conjuntura do Ipea atualizou o Indicador Ipea mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que corresponde aos investimentos realizados no país.

"A queda de 0,7% no 2º trimestre de 2017 representou o 14º recuo em 15 períodos", diz o texto assinado pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Souza Jr., e pelo técnico de planejamento e pesquisa Leonardo Carvalho.

A análise revela o comportamento discrepante entre o consumo aparente de máquinas e equipamentos, que cresceu 4,9% no 2º trimestre, na comparação com o trimestre anterior, e o indicador de construção civil, que apresentou nova queda (de 2,2%) e contribuiu para um desempenho médio negativo dos investimentos.

Outra questão importante revelada pelo Indicador Ipea mensal de FBCF é que o comportamento ao longo dos três meses do 2º trimestre foi positivo, especialmente em relação às máquinas e equipamentos – que apresentaram crescimentos mensais elevados.

Confira o indicador no blog da Carta de Conjuntura