Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
01/02/2016 15:56

 

Panorama Ipea - Tarifas e Regulação do Transporte Público

 

Carlos Henrique Carvalho, do Ipea, discutiu a regulação do transporte público com Marcos Bicalho, da NTU, no Panorama Ipea desta semana

“Hoje o transporte público e urbano são muito competitivos. É uma competição com o transporte individual, automóvel e motocicleta. Dentro do transporte público você tem diversas modalidades. Então, na verdade, o setor tem que avançar, entretanto ainda é muito conservador no aspecto de diversificação tarifária e políticas tarifárias. Durante muitos anos adotou sempre um modelo de tarifa única de uma forma só de pagamento que era pagar no momento. Por que é importante criar essas políticas de diversificação tarifária? Para atrair demanda e fidelizar”. No debate sobre tarifas e regulação do transporte público, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho falou sobre a importância de novas políticas tarifárias.

O outro convidado, Marcos Bicalho, diretor Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), apontou a forma que essas políticas tarifárias funcionam hoje no Brasil. “O cálculo da tarifa é feito em cima de uma apropriação de custos. O preço do serviço está diretamente relacionado a um desenho de uma rede de transportes e outras características como o próprio desenho da cidade, se é muito densa ou pouco densa, se tem anéis, como é o caso específico de Brasília. Isso tudo influencia diretamente no custo do serviço". 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea