Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
07/12/2015 11:31

Estudo traça o perfil nacional dos ciclistas 
Técnico do Ipea debate pesquisa realizada por ONGs, no dia 8/12, em Brasília, com dados da etapa DF

O técnico da Coordenação de Sustentabilidade Ambiental do Ipea Nilo Saccaro participará no próximo dia 8 de dezembro, no Ipea, do lançamento da Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista – Etapa DF, realizada pela ONG Transporte Ativo em parceria com nove organizações que atuam na promoção da bicicleta – entre elas a Rodas da Paz, com o Observatório das Metrópoles e com o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ).

A fim de responder ao questionamento “quem usa a bicicleta como meio de transporte?”, a ONG Rodas da Paz realizou a etapa do Distrito Federal e irá apresentar os dados referentes às avaliações feitas pelos ciclistas sobre a estrutura cicloviária da cidade. As respostas servirão para dar sustento a uma série de ações e políticas públicas de mobilidade que ajudarão a incentivar o uso da bicicleta.

Ciclistas no Brasil
Em nível nacional, os pesquisadores foram às ruas durante o mês de agosto deste ano e coletaram informações de ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ao menos uma vez por semana em dez cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Manaus, Aracaju e Niterói.

Os dados revelados apontam que os maiores usuários desse modal estão na faixa de 25 a 34 anos (36,4%); 30% dos homens pedalam todos os dias, enquanto apenas 18,7% das mulheres pedalam diariamente. De forma geral, 73,6% dos ciclistas pedalam mais de cinco dias por semana e o tempo de deslocamento é de 30 minutos diários.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea