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TD 2160 - A Prática de Atividades Artísticas Pode Melhorar a Situação dos Jovens no Mercado de Trabalho? Evidências de um experimento aleatório no Rio de Janeiro

Carla Calero, Carlos H. Corseuil, Veronica Gonzalez, Jochen Kluve e Yuri S. D. Soares/ Brasília, novembro de 2015


Por meio do uso de um experimento aleatório, observa-se a criação de emprego e rendimentos proporcionados a partir de um programa de treinamento de jovens, Programa Galpão Aplauso, que faz uso da arte e do teatro como ferramentas pedagógicas. As evidências apresentadas constatam benefícios para os jovens tanto no curto quanto no médio prazo. Esses impactos são economicamente grandes se comparados àqueles tipicamente descritos na literatura. Não encontramos evidências de impactos em outras variáveis, como em traços relativos à personalidade, sugerindo que essas marcas podem ser inflexíveis no curto prazo para jovens adultos. Argumentamos que os impactos estimados no mercado de trabalho sejam em consequência da combinação de melhores competências e sinalização positiva de trabalhadores de melhor qualidade entre os participantes.

Palavras-chave: treinamento; jovens; experimento aleatório; habilidades socioemocionais.

Using a randomized trial, we look at employment and earnings of a youth training program in Brazil that uses arts and theater-based pedagogic tools. The evidence we present shows youth benefit both in the short- and medium-term. The impacts are economically large, compared to those typically found in the literature. We find no evidence of significant program impacts on other outcomes, including personality- -related traits, suggesting that these traits may not be malleable for young adults in the short-run. We argue that the estimated labor market impacts are due to a combination of both skills formation and signaling of higher quality workers to employers.

Keywords: labor market training; youths; randomized controlled trial; life skills.

 

   

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