Ipea e MI realizam oficina sobre Fronteiras em Uruguaiana (RS)

Ipea e MI realizam oficina sobre Fronteiras em Uruguaiana (RS)

Objetivo é aprofundar o debate sobre as fronteiras do arco Sul

Com o objetivo de contribuir para a melhoria das políticas públicas sobre fronteiras, o Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza a oficina de trabalho "Fronteiras do Brasil: uma avaliação do arco Sul". As atividades ocorrem em 22 e 23 de novembro, em Uruguaiana (RS), em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), e com apoio da prefeitura de Uruguaiana e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No primeiro dia da oficina ocorre a divulgação do livro "Mercosul e as regiões de fronteira", recém publicado pela Diretoria Internacional (Dinte) do Ipea. "A programação visa ao aprofundamento do debate por meio de apresentações nacionais, regionais e locais. Nas tardes dos dois dias serão feitos trabalhos em grupo, divididos por tema. Com isso, queremos detalhar as discussões das manhãs e retirar sugestões de políticas e seus encaminhamentos", explica o técnico de planejamento e pesquisa (TPP) e coordenador da pesquisa Fronteiras, Bolívar Pêgo.

Além das atividades da oficina, o grupo realizará visitas técnicas e entrevistas. As visitas e entrevista ocorrerão nas zonas de fronteira do Brasil com a Argentina (Paso de los Libres e Monte Caseros) e com o Uruguai (Bella Unión) nos dias 20 e 21 de novembro. As entrevistas serão feitas no dia 24/11 com autoridades e pessoas que tenham grande conhecimento das realidades regional e local sobre Fronteiras. Essa é a quarta oficina realizada pelo Ipea e o MI.

Confira publicações sobre o tema aqui e aqui.

Serviço
De 20 a 24/11
Oficina de Trabalho: Fronteiras do Brasil: uma avaliação do arco Sul
Horário: 08h30 às 18h
Local:  SENAC - Travessa Doutor César Cunha, s/nº - Centro, Uruguaiana (RS)