Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
01/12/2015 10:00

Agronegócio será tema de seminário em 3 de dezembro

O setor passou por uma forte mudança nas últimas décadas e pode contribuir para a questão econômica e ambiental no Brasil

O Ipea promoverá, no dia 3 de dezembro, o seminário Agricultura e Crescimento. O evento será realizado na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Conj. J, Ed. BNDES/Ipea), das 9h às 17h. O objetivo do encontro é discutir o planejamento de políticas públicas, a expansão da fronteira agrícola, o crescimento e a tese da desaceleração. Também serão abordados temas como infraestrutura e os custos logísticos, a competividade internacional e a sustentabilidade da produção do setor agropecuário brasileiro.

A programação inclui a apresentação de 16 painéis ao longo do dia, além do debate final. Na mesa de abertura, estarão Marco Aurélio Costa, diretor de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea, e André Nassar, secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O agronegócio cresceu na direção do Brasil Central ao longo das quatro últimas décadas, principalmente pelo uso intensivo de conhecimento e de tecnologia. Nesse período, padrões regionais foram determinados e, simultaneamente, novos desafios socioeconômicos e ambientais apareceram no debate do crescimento produtivo. Entretanto, é preciso repensar a dinâmica das políticas e das instituições que estruturam o setor para o futuro próximo. O agronegócio é um dos setores de atividade que mais podem contribuir com a questão econômica e ambiental, desde que pensado e planejado de forma adequada.

Organizado por José Eustáquio Ribeiro, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, e José Garcia Gasques, coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, o evento contará com a participação de diversos especialistas de instituições como Embrapa, Fundação Getulio Vargas, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília e Victoria University – Melbourne/Austrália. Para participar, basta enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Confira a programação completa 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea