Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
17/09/2015 09:35
topo relatorio_pesquisa

Relatório de Pesquisa

Caracterização e Quadros de Análise Comparativa da Governança Metropolitana no Brasil: análise comparativa das funções públicas de interesse comum (Componente 2) - RM do Recife
 

icon pdf Acesse o PDF      

A análise empreendida sobre a governança metropolitana na região metropolitana (RM) do Recife, realizada no relatório 1.1 Arranjos institucionais de gestão metropolitana, resultou no delineamento de um quadro repleto e intenso de novas potencialidades e de entraves na gestão metropolitana. Tanto potencialidades como entraves são detalhados neste relatório a partir das funções públicas de interesse comum (Fpics). Focalizam-se as consequências do atual dinamismo econômico do estado de Pernambuco sobre as Fpics e a concentração de investimentos em torno do Grande Recife, sugerindo a retomada do debate metropolitano e da construção de uma agenda comum e integrada.

Como constatado no referido relatório, há uma multiplicidade de novos arranjos setorizados e de abrangência intermunicipal, ainda que sem a necessária articulação metropolitana. De todo modo, as análises que partem de setores específicos constituem um primeiro passo e podem somar subsídios para propostas de articulação mais consequentes para a cidade metropolitana.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea