Indicador Ipea mensal de custo de TI registra variação de 0,04%

Indicador Ipea mensal de custo de TI registra variação de 0,04%

Foi a menor variação desde 2013, com destaque para o aumento do custo da energia elétrica, seguido de despesas operacionais, pessoal, aluguel de imóveis, entre outros

O Indicador Ipea de Custo de TI (ICTI), que capta a evolução dos custos da área de tecnologia da informação,  registrou 0,04% em julho,  a menor variação para julho desde o início da série histórica em 2013. No acumulado do ano, o indicador apontou 1,65%, o menor aumento em comparação com o IPCA e os índices da FGV. O índice mensal foi encomendado ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Ministério do Planejamento.

O índice de preços do Ipea capta a evolução dos custos da área de tecnologia da informação e serve para embasar os reajustes de valores contratuais do governo federal, podendo ser usado também pelo setor privado. O objetivo é manter o controle dos gastos públicos com um indicador de maior precisão que os índices de preços gerais.

“Os custos efetivos na área de TI podem evoluir de forma distinta da média dos preços na economia, captada pelos índices gerais, e os reajustes de valores contratuais do governo federal com base nesses índices gerais podem configurar prejuízos indevidos ao erário público ou às empresas fornecedoras de serviços de TI, causando distorções indesejáveis nas contas públicas e na economia do país”, explica Marco Antônio Cavalcanti, diretor-adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea

O maior custo foi a energia elétrica, que subiu 18,02% no acumulado de 12 meses até julho.  Com exceção da depreciação e da amortização, com variações próximas de zero, os outros grupos vieram com altas no mesmo período, como as demais despesas operacionais (8,26%), pessoal (4,78%), aluguel de imóveis (0,66), entre outros.

Confira a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura