Resultado do PIB confirma cenário de retomada gradual da atividade econômica

Resultado do PIB confirma cenário de retomada gradual da atividade econômica


Grupo de Conjuntura do Ipea ressalta que maior contribuição da demanda interna sinaliza melhoria na composição do indicador, mesmo com repetição do desempenho de 2017

O resultado do produto interno bruto (PIB) de 2018, divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma o cenário de recuperação gradual da atividade econômica. A análise é do Grupo de Conjuntura do Ipea, que publicou hoje a seção de Atividade Econômica. Se, por um lado, o crescimento de 1,1% no PIB repete o desempenho de 2017, por outro, nota-se uma melhoria na composição do indicador, caracterizada por uma contribuição maior da demanda interna.

O bom desempenho do consumo das famílias e da formação bruta de capital fixo (FBCF) – importante para a ampliação da capacidade produtiva futura da economia por meio de investimentos – reflete um avanço dos indicadores de confiança e dá indícios de que o ritmo de crescimento da economia poderá acelerar ao longo de 2019. O consumo das famílias evoluiu 0,4% no quarto trimestre de 2018, na comparação com o período anterior. No acumulado do ano, a expansão foi de 1,9%.

A FBCF, por sua vez, encerrou 2018 com um crescimento de 4,1%, embora o resultado no quarto trimestre tenha sido um recuo de 2,5% frente ao período de julho a setembro. Entre os setores produtivos, enquanto a indústria cresceu 0,6% em 2018 – afetada pela greve dos caminhoneiros e pela crise na economia argentina –, o PIB de serviços expandiu-se 1,3%, e a agropecuária ficou praticamente estável (0,1%).

Acesse a seção Atividade Econômica da Carta de Conjuntura

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5334
61 2026-5114
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.