Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
05/02/2015 14:42

SIPS 2012 -  Sistema de Indicadores de Percepção Social – Defesa Nacional
 

Almir de Oliveira Júnior, Edison Benedito da Silva Filho e Rodrigo Fracalossi de Moraes / Brasília, 2011

Desde o final dos anos 1990 o tema da Defesa Nacional tem alcançado renovada importância nos debates políticos, acadêmicos e econômicos no Brasil. Entre outros exemplos, citam-se: a criação do Ministério da Defesa, em 1999; a aprovação de uma nova Política de Defesa Nacional (PDN), em 2005; a criação da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), também em 2005; a elaboração da Estratégia Nacional de Defesa (END), em 2008; o processo de elaboração do Livro Branco de Defesa Nacional, ora em curso; e as discussões em torno da revitalização da base industrial de defesa brasileira. Todos estes fatos/processos demonstram o quanto a Defesa Nacional tem se transformado em um tema que tem sido estudado e debatido também por pesquisadores e instituições civis, contrapondo-se à perspectiva de que os assuntos de defesa devam ser objeto de reflexão apenas no âmbito das Forças Armadas.


Com o objetivo de subsidiar com informações os atores que trabalham com o tema da Defesa Nacional, sejam estes militares das Forças Armadas, gestores, parlamentares, acadêmicos, integrantes de organizações da sociedade civil e empresários do setor, entre outros, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou entre os dias 8 e 29 de agosto de 2011 uma pesquisa acerca da percepção da sociedade brasileira sobre o presente e o futuro da Defesa Nacional.


Para a formulação de políticas públicas, particularmente, julga-se imprescindível saber o que a sociedade brasileira pensa sobre o tema, possibilitando assim o fortalecimento dos vínculos entre Estado e sociedade numa área vital para o futuro do país. Como afirmado na END, “nada substitui o envolvimento do povo brasileiro no debate e na construção da sua própria defesa.”. A abrangência assegurada pelo alcance da amostra, por sua vez, permite a elaboração de um retrato da percepção do brasileiro acerca da Defesa Nacional. Foram aplicadas 30 questões, estruturadas em torno de quatro eixos temáticos: i) percepção de ameaças; ii) percepção sobre a Defesa Nacional e as Forças Armadas; iii) poder militar do Brasil e inserção internacional; e iv) Forças Armadas e Sociedade. Foram ouvidas 3.796 pessoas, em todas as unidades da federação.

 

acesseAcesse o documento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea