Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
05/02/2015 14:28

SIPS 2012 - Sistema de Indicadores de Percepção Social – Segurança Pública


Almir de Oliveira Junior e Rafael Alencar / julho de 2012

O Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) publicou em 2010 o primeiro relatório da pesquisa referente ao Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre segurança pública. Trata-se de uma pesquisa dedicada às percepções da população brasileira em relação a essa área e seus principais órgãos, as polícias militar e civil dos estados e as polícias federais.


Da primeira vez, foram aplicados 2.888 questionários com 22 perguntas, distribuídos de forma representativa para todas as regiões do país. O atual levantamento foi feito com 3.799 questionários, mantendo a mesma representatividade estatística e praticamente o mesmo foco de pesquisa. Os entrevistados responderam a quatro seções de perguntas. Em primeiro lugar, expressaram o grau de medo em relação a serem vítimas dos seguintes eventos: assalto à mão armada, assassinato, arrombamento da residência e agressão física. Em segundo lugar, responderam sobre qual seu grau de confiança nas instituições policiais. Em terceiro, emitiram percepções sobre a atuação das organizações policiais. Essa seção não só traz a avaliação de vários itens gerais ligados às polícias e seus serviços, como também aborda questões inéditas no âmbito do SIPS, referentes à atratividade da carreira policial como opção profissional e à formação dos policiais.


Por fim, com perguntas direcionadas apenas aos entrevistados que já passaram pela experiência de um contato com a polícia, foi feita uma aferição da percepção sobre os atendimentos realizados, além de serem coletadas informações sobre a eventual ocorrência de problemas na interação com agentes policiais.

 

acesseAcesse o documento

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea