Ipea concede prêmio de excelência em pesquisa

Ipea concede prêmio de excelência em pesquisa


Vencedores foram divulgados na abertura do 47º Encontro Nacional de Economia, em São Paulo

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento do Brasil de forma sustentável, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada entregou o Prêmio Ipea Roberto Campos aos autores de quatro artigos publicados em 2018 em suas revistas Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE).

A premiação ocorreu nesta terça-feira, 10, durante a abertura oficial do 47º Encontro Nacional de Economia (ENE) e do 41º Encontro Brasileiro de Econometria (EBE), na Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), em São Paulo. Em sua segunda edição, o prêmio homenageia o economista Roberto de Oliveira Campos, ex-ministro do Planejamento, embaixador e idealizador do Ipea, que sempre incentivou a pesquisa de temas relevantes para o Brasil.

O artigo vencedor da revista PPP é o Impacto da Criação das Novas Universidades Federais sobre as Economias Locais, de autoria de Thais Waideman Niquito, Felipe Garcia Ribeiro e Marcelo Savino Portugal. Na PPE, o artigo vencedor é Contribuição dos Efeitos de Firma e de Indivíduo para os Efeitos de Localização sobre os Salários e para a Variação Salarial do Trabalhador Formal do Brasil, assinado por Diana Lúcia Gonzaga da Silva.

O 2º lugar do Prêmio Ipea Roberto Campos ficou com os artigos Expansão da Indústria de Geração Eólica no Brasil: uma Análise à Luz da Nova Economia das Instituições, produzido por Tiago Barbosa Diniz e publicado na PPP, e Poder de Mercado e Nível de Competição no Mercado de Empréstimo Bancário Brasileiro, assinado por Marcelo Ranieri Cardoso, Paulo F. Azevedo e Klenio Barbosa, e publicado na PPE.

Os artigos vencedores são escolhidos por uma Comissão Julgadora formada por economistas, cientistas sociais e especialistas em gestão/administração que compõem o Corpo Editorial de cada revista. As revistas recebem artigos durante todo o ano. Os textos são selecionados com notas de zero a dez por avaliador e com base nos seguintes quesitos: relevância da pesquisa para as políticas públicas e/ou planejamento da ação estatal; consistência metodológica e rigor técnico; originalidade e/ou novidade no desenvolvimento do tema e contribuição para melhoria e modernização da gestão pública. Todos os artigos publicados nas revistas PPP e PPE concorrem à premiação.

Sessões especiais
Além da participação de pesquisadores do Ipea nas sessões ordinárias da programação dos dois eventos – 47º ENE, iniciativa da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), e 41º EBE, realização da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE) –, também está prevista a presença de técnicos do instituto em sessões especiais. No dia 11, no 41º EBE, haverá a sessão especial do Ipea, de 10h30 às 12h, conduzida pelo diretor-adjunto Francisco Eduardo de Luna A. Santos. No mesmo dia, o pesquisador Aguinaldo Maciente apresentará seu trabalho sobreTecnologia e as Dinâmicas do Mercado de Trabalho durante a sessão especial Anpec/BID.

No dia seguinte (12/12), haverá sessão especial Anpec/Ipea de 17h45 às 19h15, sobre Instituições e Desenvolvimento: Aspectos Conceituais e de Governança de Políticas Públicas Brasileiras, sob a coordenação de Claudio Amitrano, que também será um dos expositores, ao lado de Paloma Palmieri Alves, Luciana Servo, Maria Bernardete Sarmiento Gutierrez e Mauro Santos Silva, todos pesquisadores do Ipea.

Acesse a programação do 47º ENE

Acesse a programação 41º EBE

Ipea concede prêmio de excelência em pesquisa