Ipea apresenta nova edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental

Ipea apresenta nova edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental


Publicação reúne análises sobre os principais assuntos das áreas regional, urbana, ambiental e federativa

A 21ª edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental, produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi divulgada na sexta-feira, 27 de dezembro. A publicação traz uma série de análises sobre questões associadas às áreas regional, urbana, ambiental e federativa no país. Dividida em quatro seções, ela é composta por ensaios, artigos de opinião, notas de pesquisa e indicadores, que servem de parâmetro e orientação para políticas públicas mais eficientes.

Entre os textos desta edição do boletim, estão “A Proposta de Revisão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR): Memória de um Grupo de Trabalho”, escrito em coautoria por Aristides Monteiro Neto e Bolívar Pêgo; “Interações entre Cáceres (Mato Grosso) e San Matías (Bolívia): a Pertinência de uma Nova Cidade Gêmea Brasileira”, de Bolívar Pêgo, Rosa Moura e Maria Nunes; e “Educação: Contraste entre o Meio Urbano e o Meio Rural no Brasil”, de Caroline Nascimento Pereira e César Nunes de Castro.

Já na seção Opinião, é possível encontrar o trabalho de Maria do Livramento Mirando Clementino sobre “A Atualidade e o Ineditismo do Consórcio Nordeste”, que faz uma avaliação do recém-criado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

Entre as Notas de Pesquisa, há seis relatos que abordam a Agenda 2030, os temas urbanos e metropolitanos acerca de irregularidades fundiárias e urbanísticas, a política de comercialização agrícola no Brasil, entre outros assuntos. A última seção do boletim, Indicadores Territoriais, reúne séries de dados regionais, federativos, urbanos, metropolitanos e ambientais atualizados.

Acesse o Boletim Regional, Urbano e Ambiental