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TD 1985 - Mecanismos para Problemas de Ação Coletiva

Valdir Melo / Brasília, junho de 2014

Problemas de ação coletiva estão na raiz de várias políticas públicas e, como se constata neste texto, há muitos mecanismos e instrumentos utilizáveis na solução daqueles problemas. Embora três grupos de mecanismos e instrumentos tenham sido pouco realçados nas discussões comuns de políticas públicas, eles podem dar uma contribuição importante: influência sobre traços culturais (marketing social ou marketing de setor público), suporte da moralidade e arranjo físico do espaço público (design). Sugere-se aqui que sejam empregados mais extensamente e com melhores fundamentos.

Palavras-chave: ação coletiva; marketing social; marketing de setor público; moralidade;design.

Problems of collective action are at the roots of several public policies and, as shown in this text, there are many mechanisms and tools to be used in order to solve those problems. Although three groups of mechanisms and tools have not been stressed in the usual debates of public policy, they make an important contribution: influence on cultural traits (social marketing or public sector marketing), support to morality, and physical configuration of public spaces (design). It is suggested here that they be employed more extensively and with better foundations.

Keywords: collective action; social marketing; public sector marketing; morality; design.

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