Ipea é considerado o melhor think tank Governamental na América Latina

Ipea é considerado o melhor think tank Governamental na América Latina


Estudo apresenta Indicador Global dos Institutos de Pesquisa com grau de excelência em avaliações de políticas públicas para sociedades e governos

 

Pesquisa divulgada pela universidade americana da Pensilvânia classificou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) como primeiro no ranking de think tanks governamentais latino-americanos em 2019. O estudo tem como objetivo identificar os institutos de pesquisas com grau de excelência em estudos aplicados na área de políticas públicas para a sociedade civil e governos.

O levantamento foi realizado pelo Programa Think Tanks e Sociedade Civis (TTCSP) do Instituto Lauder da Universidade da Pensilvânia. A análise é embasada no Indicador Global Think Tank anual, que classifica os principais institutos de pesquisas do mundo em uma variedade de categorias. O estudo foi realizado com a colaboração de mais de 1.796 instituições, além de especialistas da imprensa, meio acadêmico, setor público e privado e representantes de governo na comunidade internacional.

O resultado da pesquisa é um reconhecimento da agenda de trabalho desenvolvida pelos pesquisadores do Ipea, uma vez que a instituição é referência em pesquisa no cenário internacional. 

Ainda de acordo com o relatório, o Ipea ocupa a sétima posição no ranking latino-americano na categoria que avalia os institutos de pesquisas com estudos realizados em áreas diversas de análise. A primeira posição desta categoria é ocupada pelo instituto Fedesarrollo, na Colômbia. Ao todo, foram avaliadas 86 instituições de pesquisas analisadas na categoria. Já no ranking global de think tanks governamentais, o Ipea aparece classificado na 25º posição.

Desde 2006, o processo de classificação da pesquisa dos think tanks realizada pela universidade da Pensilvânia passa por aprimoramentos. Foi modificado o parâmetro de análise, que passou a dedicar atenção especial aos critérios metodológicos de pesquisas em Governança e Políticas Públicas. Entre eles, a transparência na metodologia de pesquisa, coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos passou a ser requisito de maior foco na análise.

Leia o relatório na íntegra (em inglês)

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação 
61 2026-5501
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.