Curso de aprendizagem de máquinas para avaliar políticas públicas tem vagas abertas

Curso de aprendizagem de máquinas para avaliar políticas públicas tem vagas abertas

A capacitação gratuita, em Brasília e no Rio de Janeiro, é voltada exclusivamente para servidores públicos federais

Até o dia 04 de março de 2020 estão abertas as inscrições para o curso Aprendizagem de Máquinas para Avaliação de Políticas Públicas. A atividade é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em cooperação com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Podem participar servidores públicos federais que frequentaram o curso Métodos Computacionais em Economia, promovido pelo instituto em 2019, ou curso equivalente ao nível introdutório de programação em Python. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As vagas deste primeiro módulo são limitadas: 20 na sede do Ipea, em Brasília, e 10 na unidade do Ipea no Rio de Janeiro. A alocação dos computadores será feita para os pesquisadores do Ipea e servidores federais que se inscreverem primeiro. Quando atingido o limite de vagas, só serão aceitas inscrições de alunos que se comprometerem a usar seu próprio equipamento nas aulas práticas. 

A capacitação se dará por meio de nove oficinas, geralmente às segundas-feiras, de três horas cada (de 9h15 a 12h15), intercaladas por sessões de exercícios com a mesma duração. O facilitador do curso será Daniel Cajueiro, doutor em Engenharia Elétrica e Computação pelo ITA e consultor do Programa Executivo de Cooperação Cepal-Ipea. As técnicas de aprendizado de máquinas, tais como decision trees (árvores de decisão) e support vector machines (máquinas de suporte vetorial), podem permitir modos mais flexíveis de modelar relacionamentos complexos. Esses métodos têm muito a oferecer e podem ser mais amplamente conhecidos e usados pelos economistas.

Informações gerais

Inscrições: Até o dia 04 de março pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Local:
Sede do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES/Ipea)
Videoconferência: Unidade do Ipea no Rio de Janeiro
Período: 09 de março a 29 de junho de 2020
Carga horária: 27 horas/aula

Acesse a ementa e a programação do curso

Contato

Serviço de Capacitação e Treinamento do Ipea: (61) 2026-5364
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.