Ipea aponta alta de 7,8% nos investimentos em janeiro

Ipea aponta alta de 7,8% nos investimentos em janeiro


Todos os segmentos tiveram desempenho positivo na comparação com o mesmo mês de 2019

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada nesta quarta, 11, apresentou forte crescimento em janeiro de 2020, com alta de 7,8% na comparação com dezembro, na série com ajuste sazonal. O indicador que mede os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo registrou variação positiva de 7% em relação a janeiro de 2019.

Três segmentos compõem a FBCF: máquinas e equipamentos, construção civil e “outros ativos fixos”. Frente ao mês anterior, em janeiro os investimentos em máquinas e equipamentos cresceram 18,3% (sendo alta de 6,1% nos nacionais e 25,8% nos importados – por conta da importação de plataformas de petróleo). Na construção civil houve aumento de 5,7%, porém os “outros ativos fixos” sofreram retração de 0,7%. 

Para Leonardo Mello de Carvalho, pesquisador do Ipea e autor do estudo, o bom desempenho de janeiro ocorreu de forma bastante disseminada, impulsionado pela produção interna e pela importação de plataformas. O resultado positivo na margem (7,8%) mais do que compensou a queda acumulada nos últimos três meses do ano passado (-6,8%).

Na comparação com janeiro de 2019, todos os segmentos tiveram desempenho positivo: máquinas e equipamentos avançaram 11,4%, a construção civil atingiu patamar 3,7% superior e os “outros ativos fixos” apresentaram alta de 6%. 

Os investimentos aceleraram no acumulado em doze meses, passando de 2,1% até dezembro para 2,7% até janeiro. Porém, no trimestre móvel terminado em janeiro, o indicador teve queda de 2%.

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 3515-8578 / 8704
61 2026-5501
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.