Nota de Pesar

Nota de Pesar

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) lamenta, com grande pesar, o falecimento do diretor de Informática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), David Wu Tai. Economista e mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas, Tai morreu na última quinta-feira (30), no Rio de Janeiro, aos 71 anos, vítima da pandemia de Covid19. 

Em 42 anos de IBGE, o economista contribuiu para consolidar a presença do Instituto na era dos Sistemas de Informação Geográficas (SIG) ao disponibilizar, via internet, as bases cartográficas digitais. Seu papel na modernização da produção de dados e na disseminação do uso das estatísticas levantadas pelo IBGE é reconhecido por diversos institutos de pesquisa, entre os quais está o IPEA.

No ano passado, tornou-se Diretor de Informática do IBGE e Presidente da Comissão Operacional do Censo Demográfico. Desde então, vinha trabalhando na modernização dos sistemas de acompanhamento e supervisão do Censo e promoveu a adoção de soluções de Big Data em prol da atualização e do aprimoramento de métodos de coleta, cadastros e bases de dados utilizados pelo instituto. O Ipea presta sua homenagem ao economista David Wu Tai, por seu relevante trabalho na democratização do acesso de pesquisadores, empresas e órgãos públicos a todo o acervo de publicações e mapas do IBGE.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.