Indicador de junho mostra que inflação segue maior para as famílias de menor poder aquisitivo

Indicador de junho mostra que inflação segue maior para as famílias de menor poder aquisitivo


Alta no preço dos alimentos pesou para todos os segmentos de renda

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira, dia 14, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda do mês de junho. Apesar da aceleração inflacionária ter pressionado todos os segmentos de renda, a alta foi maior para famílias mais pobres (+0,32%) do que para as famílias mais ricas (+0,21%). Os alimentos pesaram no bolso de todos: responderam por 24% da inflação dos mais ricos e por 34% daqueles com menor poder aquisitivo, com destaque para o reajuste de 3,5% nos cereais, 1,2% nas carnes e 1,7% nos leites e derivados.

O reajuste de 3,4% no preço dos combustíveis impactou a inflação dos transportes para todas as classes de renda. No caso das famílias com maior poder aquisitivo, porém, o impacto foi parcialmente anulado pelas quedas de 26% nos preços das passagens aéreas e de 14% no transporte por aplicativo. 

Outro item que foi mais expressivo para as famílias mais pobres foram os artigos de residência, que tiveram reajuste de 1,3% em junho. Os subgrupos com maiores aumentos foram aparelhos eletroeletrônicos (+3,3%) e consertos e manutenção (+1,2%), repercutindo o aumento da demanda de bens e serviços impulsionados pela pandemia de Covid-19. Já o reajuste de 2,1% no preço dos consertos de bicicleta indica que pode ter havido maior uso desse meio de transporte, tanto para evitar aglomerações quanto como instrumento de trabalho para entregadores. 

O acumulado em doze meses (julho de 2019 a junho de 2020) mostra uma aceleração nas curvas de inflação para todos os segmentos de renda, mas o percentual foi maior para as famílias com renda mais baixa (+2,8%) do que para as famílias mais ricas (+1,6%).  Da mesma forma, a análise do acumulado do ano (de janeiro a junho de 2020) mostra que a inflação segue mais amena para as famílias com maior poder aquisitivo (-0,24%) em comparação com as famílias de renda mais baixa (0,8%).

Acesse a íntegra do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.