Ipea participa de reunião do Conselho de Think Tanks do Brics

Ipea participa de reunião do Conselho de Think Tanks do Brics

Reunião teve como objetivo deliberar sobre a agenda de estudos prevista até o fim da presidência russa do grupo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participou na manhã desta quarta-feira (15) da reunião com os membros do Conselho de Think Tanks do Brics (BTTC). O encontro aconteceu de forma remota e teve como objetivo deliberar sobre a agenda de estudos prevista até o fim da presidência russa do grupo, além da apresentação de relatório das atividades recentes promovidas pelo BTTC.

Entre os temas debatidos na agenda, o conselho destacou a necessidade de aprofundar pesquisas sobre linhas de financiamento para o desenvolvimento e cooperação em ciência, tecnologia e inovação. Alem disso, também foram discutidas sugestões de pesquisas sobre formas de incentivos aos acordos comerciais entre os países membros do Brics.

O Ipea tem como atribuição no BTTC de coordenar as atividades acadêmicas e de think tanks do Brics pelo Brasil. O instituto foi representado no encontro desta manhã pelo diretor da área de estudos internacionais (Dinte), Ivan Oliveira, e seu adjunto, José Eduardo Brandão.

Durante os debates, Ivan Oliveira destacou a reativação do BTTC na presidência brasileira e as entregas realizadas. Foram listados o Fórum Acadêmico de 2019, policy paper com recomendações de política aos sherpas (representantes oficiais dos governos), workshops temáticos com acadêmicos e policy makers, além do lançamento da edição especial sobre o Brics da Revista Tempo do Mundo (RTM).

O BTTC trabalha atualmente na avaliação dos resultados alcançados pelos países do grupo com sua "Estratégia Econômica do Brics 2015-2020", que deve ser renovada em novas bases este ano, e na criação de mecanismo de monitoramento permanente com indicadores para acompanhamento de ações dos Brics em sua agenda comum.

Acesse a íntegra do relatório (Recomendações políticas aos sherpas)

Acesse a edição especial BRICS da Revista Tempo do Mundo

Acesse o vídeo para o evento de lançamento da RTM