Ipea e TSE fecham parceria para realizar pesquisas sobre as eleições municipais

Ipea e TSE fecham parceria para realizar pesquisas sobre as eleições municipais


Acordo viabilizará estudos sobre temas como organização das eleições, divulgação de resultados, fake news, e a influência das redes sociais no processo eleitoral em 2020

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram uma parceria que viabilizará a realização de pesquisa de opinião referente às eleições municipais de 2020. O objetivo é ouvir 20 mil eleitores nas 26 Unidades da Federação (todas, menos o DF) onde haverá eleições municipais.

Os recursos repassados pelo TSE vão custear bolsas de acadêmicos e especialistas envolvidos no projeto. O resultado da pesquisa vai auxiliar o TSE a compreender o sentimento do eleitorado sobre temas como organização das eleições, divulgação de resultados, fake news, influência das redes sociais e propaganda eleitoral.

Como parte da parceria, o Ipea deve coletar também a percepção de mesários, em um questionário no aplicativo por eles utilizado, e de dirigentes de partidos políticos, por meio de formulário a ser respondido após a eleição. Serão também ouvidos eleitores que não comparecerem às urnas em 2020. Além disso, o instituto vai estruturar uma proposta de modelo de pesquisa para os próximos pleitos, para que os dados possam ser longitudinalmente analisados.

Tradicionalmente, a Justiça Eleitoral ouve os eleitores sobre o processo eleitoral desde 2008, sempre em ano de eleições. Esta será a primeira vez que a pesquisa contará com a colaboração do Ipea.

O resultado da pesquisa deve ser divulgado no primeiro trimestre de 2021 e uma análise aprofundada a respeito dos dados será divulgada no segundo semestre do próximo ano.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.