Pesquisas desenvolvidas pelo Ipea conquistam o XXV Prêmio Tesouro Nacional

Pesquisas desenvolvidas pelo Ipea conquistam o XXV Prêmio Tesouro Nacional


Projetos da Dimac obtiveram o primeiro e o segundo lugares na categoria Soluções. Premiação é a mais importante do país na área de finanças públicas

Dois projetos elaborados e desenvolvidos pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) venceram o XXV Prêmio Tesouro Nacional – Edição Jubileu de Prata. Os trabalhos premiados, que conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, foram: “Plataforma de Análise e Imputação de Painéis de Informações Municipais”, dos autores Claudio Hamilton Matos dos Santos, Ana Carolina Souto e Monise Estorani Faria; e “Painel de Servidores Públicos e Militares Estaduais 2014-2018”, de Claudio Hamilton Matos dos Santos, André Brito, Diogo Chaves e Felipe Martins.

O prêmio é uma iniciativa do Tesouro Nacional, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com patrocínio da Fundação Getulio Vargas (FGV), e tem o intuito de estimular estudos e pesquisas na área de finanças públicas. A categoria “Soluções”, conquistada pelos estudos da Dimac, foi criada em comemoração aos 25 anos de realização da premiação, e é voltada para aplicações que utilizam ciência de dados, big data e inteligência artificial para tratar dados sobre finanças públicas.

Claudio Hamilton, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea que coordenou os dois projetos vencedores, ressaltou a importância da conquista. “A Secretaria do Tesouro Nacional é uma instituição de referência para pesquisadores na área de finanças públicas do país. Foi com satisfação, portanto, que recebi a notícia de que dois projetos coordenados por mim na Dimac-Ipea foram agraciados com o XXV Prêmio do Tesouro Nacional. Os prêmios de 2020 reiteram a excelência histórica dos estudos do Ipea na área de finanças públicas”, disse.

O diretor da Dimac, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, destacou a importância da dupla premiação e atribuiu a conquista à qualidade do trabalho da equipe em um tema de relevância para o país. Os projetos serão publicados no portal Tesouro Transparente.

Acesse mais informações sobre o Prêmio Tesouro Nacional 2020

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.