Nova edição do Boletim Radar traz artigos sobre investimentos, inovação e políticas públicas

Nova edição do Boletim Radar traz artigos sobre investimentos, inovação e políticas públicas


Publicação de número 64 é editada pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea

A última edição da Radar - Tecnologia, produção e comércio exterior deste ano, de número 64, traz importantes reflexões sobre investimentos privados, investidores institucionais, propostas de alteração do programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, eficiência no uso da água e investimentos em inovação. Publicado nesta quarta-feira (09), o boletim é o terceiro lançado em 2020 e o primeiro do ano dedicado a temas diversos.

Com dados sobre participação privada em infraestrutura em economias emergentes, disponibilizados pelo Banco Mundial, para investigar se melhorias do ambiente de negócios alavancam investimentos privados em economias emergentes, a pesquisadora Kátia Rocha analisa o tema no artigo “Investimentos privados em infraestrutura nas economias emergentes: a importância do ambiente regulatório na atração de investimentos”.

A autora também assina, no mesmo boletim, o artigo “Investidores institucionais e o financiamento da infraestrutura no Brasil: uma estimativa da oferta potencial de investimento”, que busca investigar qual o volume de recursos em potencial de investidores como fundos de pensão, seguradoras, fundos de investimento e fundos soberanos para financiamento da infraestrutura no Brasil nos próximos dez anos.

Alterações no subsídio destinado a famílias de baixa renda foram avaliados pelos pesquisadores  Edison B. Silva Filho e Guilherme V. Homsy no texto Análise de custo-benefício das propostas de alteração do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). As alterações propostas para a TSEE em projetos de lei tramitando no Congresso, de acordo com os autores, acarretarão acréscimo substancial ao montante de subsídios destinado à política pública, cujo custo deverá ser repassado aos demais consumidores de energia, sobretudo, na região centro-sul.

Em Eficiência no uso de água: Brasil e um panorama internacional, os pesquisadores, Jaqueline Visentin e Leonardo Szigethy, mostram um panorama da eficiência no uso de água pelo mundo, buscando unir informações por meio de uma comparação internacional utilizando o indicador “Alterações na Eficiência do Uso da Água” do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (meta 6.4).

Já no artigo “Investir em inovação é garantir o futuro”, João Alberto De Negri traz uma análise dos dados relativos às 2.500 empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no mundo para investigar o papel de liderança tecnológica de Estados Unidos, China e União Europeia. Além de examinar como o Brasil se situa nesse contexto.

Leia a íntegra do Boletim Radar Nº 64.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.