Ipea lança livro sobre dimensionamento de gastos na administração pública

Ipea lança livro sobre dimensionamento de gastos na administração pública


Publicação apresenta levantamento, entre 2017 e 2018, de 243 órgãos atuantes no Governo Federal

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta sexta-feira (18) o Livro Dimensionamento de Gastos das Instituições da Administração Pública Federal na Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional. A pesquisa mapeia a execução de gastos, entre 2017 e 2018, de 243 órgãos públicos atuantes nas atividades da cooperação internacional. O diagnóstico aponta a necessidade de soluções para aprimorar o dimensionamento de gastos nas atividades da cooperação internacional.

A pesquisa foi realizada pela Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi), sob a coordenação do Ipea, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). De acordo com os dados analisados, observa-se a necessidades de solução tecnológica que assegurem agilidade, segurança, e racionalidade no mapeamento e análise das execuções de gastos nas atividades de cooperação internacional.

Na avaliação de Carlos Mussi, diretor do Escritório da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), o livro é uma importante contribuição na área de pesquisa em cooperação internacional para aperfeiçoar o monitoramento e coleta de dados no acompanhamento e execução de gastos. “É uma publicação inédita e que apresenta uma mensuração detalhada para o progresso das atividades de cooperação internacional no âmbito do governo federal”, afirmou.  

O estudo foi coordenado por João Brígido Bezerra Lima, técnico em Planejamento e Pesquisa no Ipea, que também destacou a importância da publicação. “O estudo reafirma a necessidade de promover maior interlocução com as agências executoras permitindo reunir e catalogar informações complementares sobre os gastos nas atividades de cooperação internacional na administração pública”, destacou.

O livro foi lançando no webinar, promovido pelo Ipea, nesta manhã, e contou com a participação das instituições envolvidas na pesquisa. Entre os palestrantes convidados, ocorreu a apresentação de dados complementares sobre a pesquisa apresentada por Rodolfo Osório de Oliveira, representante de Embrapa Alimentos e Território em Alagoas, além de Luiz Eduardo Fonseca, pesquisador e consultor em saúde global no Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O evento foi aberto ao público, mediante inscrição, e foi transmitido em plataforma online. O debate também contou com a participação de acadêmicos e pesquisadores da agenda de cooperação internacional. Rodrigo Pires de Campos, professor Adjunto da UnB, representou o Instituto de Relações Internacionais (IREL), além de Marcio Correa, analista de projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento atuando na Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

Acesse o Livro na íntegra

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.