Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

TD 1905 - Integração Produtiva, Fragmentação da Produção e Evolução do Comércio Internacional: Como Evoluíram os Países da Ásia e América Latina?

Marcelo José Braga Nonnenberg / Rio de Janeiro, dezembro de 2013

Surplus Labor and Industrialization</strong

 Com o aumento da importância das cadeias globais de valor (CGVs), a análise do conteúdo doméstico agregado das exportações de um país é um tema que tem chamado a atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Na medida em que a produção industrial é crescentemente fragmentada entre diversos países e empresas, é cada vez mais frequente que um país seja o montador final do produto e apareça como origem das exportações, ao mesmo tempo que a sua contribuição ao valor agregado ao produto final seja bastante modesta. O objetivo do trabalho é, por meio da construção de uma medida de conteúdo doméstico das exportações, analisar a evolução dos principais países da América Latina e Ásia entre o início da década de 1990 e o final da década de 2000 e medir seu grau de integração produtiva às cadeias de valor.


The analysis of the domestic content of exports has called the attention of a number of authors in the last years, with the growing importance of global value chains. As long as manufacturing production is increasingly fragmented between several countries and firms, the country responsible for final goods exports may have a small share in its added value. The purpose of this paper is to analyze the evolution of domestic content of exports of the main economies of Latin America and Asia between the early 1990’s and late 2000’s, by mean of a especially designed measure and assess their degree of productive integration in the value chains.

 

acesseacesse o sumário executivoacesseAcesse o documento (320KB)



 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea