Educação superior, incentivos fiscais e políticas de saúde são temas da PPP

A partir desta edição nº 55, a revista Planejamento e Políticas Públicas, do Ipea, passará a ter periodicidade trimestral

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou nesta segunda-feira (25), a edição 55 da Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP). Neste número, são analisados temas como assistência estudantil, atuação dos consórcios, estratégia de redução de consumo de tabaco, manejo de resíduos sólidos, políticas de saúde, entre outros. Ao todo, são dez artigos inéditos.

Criada com o intuito de promover o debate e a circulação de conhecimento em planejamento e políticas públicas, a cada número a revista ajuda a disseminar novas pesquisas neste campo de estudos. O editor da PPP, o pesquisador Cleandro Krause, do Ipea, destacou que a partir deste número 55 ela passará a ter periodicidade trimestral. “O objetivo de aumentar o número de edições da revista durante o ano é garantir maior celeridade nos processos de avaliação e de publicação”, explicou.

A educação superior no Brasil é analisada sob dois aspectos distintos nos artigos “Avaliação do Impacto dos Benefícios de Assistência Estudantil Sobre o Desempenho Acadêmico: o caso da Universidade Federal do Rio Grande”, de autoria Gabriel Machado, Cristiano Aguiar e Tiaraju Freitas, e “Políticas Públicas para Educação Superior e Criação do Ifes: revisão sistemática”, de Francisco Carvalho e Alcides Leão Júnior.

Incentivos fiscais para empresas são o tema de outros dois artigos, com foco no estado do Ceará e no Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Em “Investigação Sobre a Sobrevivência das Empresas Beneficiárias de Incentivos Fiscais no Ceará no Período de 2005 a 2010”, o autor Mauricio Benegas estima a taxa de sobrevivência dessas empresas que recebem apoio no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), especificamente no Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Industrial (Provin).

No texto “Impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte: evidências do estimador de diferenças em diferenças”, os pesquisadores Lindomar Pegorini Daniel e Marcelo José Braga avaliam o efeito na economia – emprego, massa salarial e salário médio – promovido pelo acesso ao crédito concedido às empresas da região Norte no período 2000-2010, por meio do FNO.

A revista traz, ainda, artigos que tratam da relação entre governança e pobreza dos países, consórcios intermunicipais, em uma perspectiva de cooperação interfederativa, e questões federativas como financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro das políticas de saúde, a PPP aborda, em três estudos, a gestão dos resíduos sólidos, determinantes socioeconômicos do suicídio e estratégias de redução do consumo de tabaco por meio do aumento de preços.

Leia a íntegra da Revista PPP nº 55

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.