Revista do Ipea recebe artigos sobre políticas públicas comparadas pós-Covid-19

Revista do Ipea recebe artigos sobre políticas públicas comparadas pós-Covid-19

Prazo para o envio de propostas à revista Tempo do Mundo vai de 1º de março a 30 de abril de 2021

Os desafios da retomada pós-Covid-19 é o tema do número 26 da revista Tempo do Mundo, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que abrirá prazo de submissão de artigos. Os textos poderão ser submetidos por meio do site da revista Tempo do Mundo entre 1º de março e 30 de abril de 2021. O lançamento do número está previsto para agosto deste ano.

O objetivo é reunir trabalhos que apresentam e analisam propostas e experiências de políticas públicas que tenham como foco amenizar ou superar os efeitos da pandemia de Covid-19 em diferentes áreas. Esse número da revista será coordenado por Marc Lavoie, professor emérito da Universidade de Ottawa, e Claudio Amitrano, pesquisador do Ipea.

Retomada pós-Covid-19
A Covid-19 tornou-se uma pandemia global em pouco tempo. Os primeiros casos e desdobramentos da doença foram observados no final de janeiro e início de fevereiro de 2020 na China e em alguns países da Europa, logo se espalhando para todo o mundo, com mais intensidade nas Américas. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia, confirmando que o novo coronavírus é um desafio global que não apenas requer respostas individuais por parte dos países, mas ações conjuntas em nível regional e global.

A pandemia se revelou um desafio às organizações regionais de todo o mundo e à capacidade das mesmas de apresentarem soluções e coordenar ações conjuntas. No caso da União Europeia, destaca-se como um exemplo bem-sucedido a aprovação, por parte do Conselho Europeu, do “Roteiro para a Recuperação”, do orçamento de longo prazo (2021-2027) e do plano de recuperação no valor de 1,8 trilhão de euros.

Neste início de 2021, após um ano da declaração da pandemia, ainda não há projeção sobre a vacinação em massa e persistem as dúvidas em relação à mutação e ao surgimento de novas cepas do vírus. Esta é uma crise sem precedentes e de proporções globais, cujos efeitos são múltiplos: na saúde pública, educação, relações trabalhistas, atividade econômica, vulnerabilidade social, entre outros.

Ainda em 2020, o Ipea apresentou o plano “Brasil Pós-Covid-19”, em que desenvolveu projeções e simulações indicativas para os caminhos da recuperação, com ênfase especial nas trajetórias de longo prazo, além de elaborar cenários de caráter conjuntural de curto prazo.

Praticamente todos os países do mundo fecharam o ano de 2020 com retração da atividade econômica e maior desemprego. Vários deles não conseguiram normalizar a vida social e econômica, mas há diferentes experiências, com êxitos e erros, que merecem uma avaliação aprofundada.

Há várias iniciativas de políticas públicas para amenizar os efeitos da pandemia no período pós-Covid-19, em nível local, nacional, regional e global. Com o objetivo de fomentar o debate para a superação desta profunda crise global, convidamos os autores a apresentarem artigos.

Tempo do Mundo
Criada em 2009, a Tempo do Mundo é um periódico científico arbitrado, indexado, de difusão e circulação nacional e internacional. A revista é publicada quadrimestralmente, com seus artigos no idioma original (inglês, português ou espanhol), que busca promover debates sobre temas contemporâneos. Seu campo de atuação é o da economia e política internacionais, com abordagens multidisciplinares sobre as dimensões essenciais do desenvolvimento, incluindo as econômicas, políticas, sociais e relativas à sustentabilidade.

Tempo do Mundo recebe permanentemente, em fluxo contínuo, manuscritos sobre temas contemporâneos nas áreas de relações internacionais, economia internacional, desenvolvimento e sustentabilidade, visando à pluralidade tanto nas abordagens como nas metodologias científicas.
Para mais informações, acesse a página da revista Tempo do Mundo

Confira os últimos e os próximos números da revista:
Número 22 - BRICS: Dez anos e novos desafios
Número 23 - Integração e Fragmentação da América do Sul
Número 24 - Relação China-América Latina (será publicada em breve)
Número 25 - O Brasil na OCDE (chamada encerrada, previsão de publicação em abril)
Número 26 - Políticas Públicas Comparadas para a retomada pós-Covid
Número 27 - Os desafios da Amazônia