Pesquisadores debatem governança financeira e integração na América do Sul

Webinar aborda a diplomacia entre bancos centrais, o financiamento de obras de infraestrutura e os 15 anos do Focem, fundo de convergência do Mercosul

A governança financeira internacional na América do Sul foi o tema central do webinar realizado nesta quinta-feira (04), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O debate teve por objetivo refletir sobre o papel das instituições financeiras e os desafios para o processo de integração na região. O segundo seminário virtual sobre o tema – o primeiro ocorreu no final de 2020 – contou com a participação de autores de três dos 12 artigos que compõem a 23ª edição da revista Tempo do Mundo, publicada pelo instituto.

Na abertura, o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Tiago Machado Oliveira, destacou que o webinar colabora para qualificar o debate sobre o tema. “A revista Tempo do Mundo é o elo do Ipea com a academia, e os estudos publicados ajudam a reformular e aprimorar a integração regional, além de oxigenar as reflexões do Ipea sobre essa temática”, assinalou o diretor. 

O economista e diplomata Davi Augusto Oliveira Pinto falou sobre o artigo “A Discreta Diplomacia dos Bancos Centrais no Banco de Compensações Internacionais (BIS): Quem Tem Voz e Voto?’’. Disse que, após uma pesquisa exaustiva, foi possível explicitar a composição acionária do BIS e observar suas relações com o Brasil. O artigo é o tema central do livro “A Diplomacia dos Bancos Centrais: renovação versus anacronismo no BIS”, também de sua autoria e recém-lançado pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), do Ministério das Relações Exteriores. 

Por sua vez, Aline Contti Castro, da Universidade Federal da Paraíba, abordou “O Financiamento da Integração Infraestrutural Sul-Americana: As Dificuldades de Constituição de um Novo Arranjo Financeiro Regional”. O artigo, em coautoria com a professora Fernanda Cimini, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e debatedora no evento, avalia o arranjo de financiamento da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa), as instituições financeiras e os principais desafios nos anos 2000 para a captação de recursos destinados a obras de infraestrutura na América do Sul, que ainda permanecem, embora tenham ocorrido avanços em transporte e energia.

O professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Luciano Wexell Severo apresentou o artigo “Os 15 anos do Focem”, o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, principal mecanismo de redução das assimetrias entre as economias do bloco. Ele historiou o processo de integração sul-americana, os 53 projetos do Focem que totalizaram US$ 1,1 bilhão e as perspectivas pós-2015, diante da retração das iniciativas de integração, e a recente transferência da administração dos recursos do Focem para o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata).

O pesquisador do Ipea Pedro Silva Barros, coordenador do webinar e editor da revista Tempo do Mundo, lembrou que o Mercosul comemora 30 anos em 2021 e adiantou que, no próximo dia 10 de março, um novo webinar vai lançar a edição nº 24 da revista, com 15 artigos sobre as relações entre China e América Latina. No dia 30 de março, o Ipea vai realizar o webinar internacional Relações China-América Latina: Visões Latino-americanas.

O livro “A Diplomacia dos Bancos Centrais: renovação versus anacronismo no BIS” pode ser acessado no endereço: https://bit.ly/3c2wfK3

A revista "Tempo do Mundo nº 23" pode ser acessada no endereço: https://bit.ly/3bnUfZ7

Ouça o Ipea Podcast sobre o tema

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.