Parceria Ipea e OTCA fará pesquisas sobre Região Amazônica

Parceria Ipea e OTCA fará pesquisas sobre Região Amazônica


Solenidade de assinatura de memorando de entendimento também lança chamada de artigos para RTM

A produção de estudos e pesquisas sobre a Região Amazônica tendo em vista políticas públicas e o desenvolvimento regional é um dos principais objetivos da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).  Para iniciar esse processo de cooperação, Ipea e OTCA assinaram nesta segunda-feira (31) um Memorando de Entendimento, que se soma a outras iniciativas do governo federal voltadas para a região. No mesmo evento, o Ipea lançou a chamada de artigos para a Revista Tempo do Mundo (RTM), que vai dedicar uma edição especial ao tema “Os Desafios da Amazônia”, a primeira de uma série de iniciativas da nova parceria institucional.

Na solenidade de assinatura do memorando, a secretária geral da OTCA, María Alexandra Moreira López, destacou a importância da Amazônia, que detém 40% da superfície da América Latina e onde são estimados 45 milhões de habitantes. “A parceria com o Ipea vai estimular a realização de estudos e medidas conjuntas”, segundo ela, voltadas para o desenvolvimento regional, com ações para elevar a produtividade, ampliar a inovação e reduzir as desigualdades. O presidente substituto do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, também presente ao evento, ressaltou que a região pode trazer mais resultados de forma sustentável para todos os país amazônicos. “Há um esforço do Legislativo e do Executivo do Brasil e demais países da região nesse sentido”, disse.

O secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Miguel da Costa e Silva, disse que houve avanços em políticas públicas, como a criação do Observatório Amazônico, por exemplo, apesar de ainda persistirem desafios, como infraestrutura e um regulamento de navegação comercial nos rios amazônicos. “O trabalho conjunto poderá viabilizar a construção de uma agenda programática”, assinalou. Já o diretor de Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira, afirmou que a parceria faz parte de uma agenda estratégica do Ipea, de assessoramento do governo federal, e que a parceria com a OTCA marca a retomada agenda amazônica, embora várias iniciativas se alinham neste momento, que ele considera favorável para criação de um novo modelo de desenvolvimento da região.

O senador Nelson Trad, também presidente do Parlamento Amazônico, disse que a assinatura do memorado é “um meio seguro” de um suporte técnico-científico de produção de conhecimento que será estratégico para as demandas e desafios da região. Ele anunciou para junho deste ano uma reunião do Parlamento Amazônico que vai discutir propostas para a região. E o diretor-executivo da OTCA, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, anunciou que o Observatório Amazônico será instalado fisicamente ainda neste ano para interagir e se ter acesso em tempo real. “Os desafios da Amazônia devem ser enfrentados de modo assertivo”, enfatizou.

Revista Tempo do Mundo – Na segunda parte do evento, dedicada ao lançamento da RTM, a ex-presidenta do Equador Rosalía Arteaga, fez uma análise sobre a Amazônica, que, na sua opinião, foi esquecida pelos presidentes dos países da região. Para ela, é importante fortalecer os organismos regionais como Unasul, Aladi e Mercosul, indicando ser importante “uma visão global, sem jamais perder de vista o contexto local”. Arteaga vai coordenar o número 27 da RTM com o tema Os Desafios da Amazônia, cujo editor é o pesquisador do Ipea Pedro Silva Barros.

No painel de debatedores estavam o embaixador da República do Equador no Brasil, Diego Ribadeneira, a diretora executiva da Fundación Natura na Colômbia, Elsa Matilde Escobar, o superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Viana, e o coordenador de Estudos em Sustentabilidade Ambiental do Ipea, Júlio César Roma. No final do evento, Barros anunciou para os dias 10 e 17 de junho, às 13h, dois seminários sobre as tratativas para a participação do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Acesse a íntegra do webinar

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.