Galeria de Ouvidores

 

ronald

Ronald do Amaral Menezes 

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas, Bacharel em Direito pela Escola de Direito e de Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Servidor público federal desde 2005, é Assessor Especializado do Ipea, instituição na qual ocupou diversos cargos de direção e assessoramento superior, entre os quais os de Diretor-adjunto de Cooperação e Desenvolvimento e de Ouvidor. Especialista em Ouvidoria Pública pela OEI em parceria com a CGU, também possui Certificação em Ouvidoria Pública pelo TCU e Certificação em Ouvidoria pela ENAP em parceria com a OGU. 

Mandato:

maio de 2014 - junho de 2021

  

rito

Antonio Semeraro Rito Cardoso

Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 1976, mestre em administração pública pela FGV-RJ, pós-graduado em ciência política e graduado em economia. É criador da Ouvidoria do Ipea, foi seu primeiro ouvidor (2004-2006 e 2008-2010). Possui diversos trabalhos publicados sobre a temática ouvidoria pública e, dentre outros, é coautor e organizador dos livros Novas Modalidades de Ouvidoria Pública no Brasil (João Pessoa: Ed. UFPB, 2011) e Modalidades de Ouvidoria Pública no Brasil: Terceira Coletânea (João Pessoa: Ed. UFPB, 2012). Tem se dedicado recentemente a pesquisas sobre autonomia das ouvidorias públicas, tendo publicado o trabalho Ouvidoria Pública e Governança Democrática no Boletim de Análise Político-Institicional nº 3 (DIEST/Ipea, 2013).    É Filiado à Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO e membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ouvidores Públicos - ANOP.

Mandatos 

maio de 2004 - setembro de 2006  

outubro de 2008 - abril de 2011

junho de 2013 - janeiro de 2014

 

thumb_ouvidor

Renato Lóes Moreira

Servidor público federal há 30 anos, no Ipea desde 1994, é graduado em Economia e Administração, com especialização em Planejamento e Desenvolvimento pela UnB. Ao longo de sua trajetória na Administração Pública, o servidor desenvolveu estudos e pesquisas nas áreas de Relações de Trabalho, Mudanças Organizacionais e Impactos da Modernização no Trabalho. Tendo exercido diversos cargos de Direção no âmbito da Administração Pública Federal, ocupou ultimamente o cargo de Assessor-Chefe de Planejamento e Articulação Institucional da Presidência do IPEA.

Mandato:
maio de 2011 - junho de 2013

 
 
  

   

thumb ouvidor_anterior02

Luiz Cezar Loureiro de Azeredo

Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea onde ingressou em 1973 , estando atualmente lotado na Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos. Concluiu os cursos de Graduação em Ciências Econômicas pela UFRJ e de Mestrado em Economia Regional pelo CEDEPLAR /UFMG . Palestrante convidado dos Cursos de MBA em Planejamento , Orçamento e Gestão Pública e de Pós-Graduação em Administração Pública promovidos pela Fundação Getúlio Vargas /Brasília . Exerceu diversos cargos de Direção no âmbito da Administração Pública Federal.

Mandato:
outubro de 2006 - setembro de 2008