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TD 1814 - O Impacto do Programa Bolsa Família Sobre a Repetência: Resultados a Partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e Censo Escolar 

Luis Felipe Batista de Oliveira e Sergei S. D. Soares / Rio de Janeiro, fevereiro de 2013

Este trabalho tenciona estimar o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a repetência escolar usando dados do Cadastro Único (CadÚnico), Projeto Frequência e censos da educação básica. Três abordagens foram utilizadas: i) comparação de crianças com e sem benefício, inscritas no CadÚnico; ii) impacto do valor do benefício estimado mediante análise de regressão; e iii) impacto do percentual de crianças beneficiárias estimado usando escolas como unidade de análise. Os resultados são significativos e o PBF parece contribuir para alguma redução na probabilidade de repetência.

Palavras-chave: educação; desigualdade; políticas públicas; bolsa-família; transferência de renda.


This text attempts to estimate the impacts of Bolsa Família upon grade repetition using matched data from the Single Registry, the Attendance Project and the annual school censuses. Three approaches are used: i) comparison of results for poor children in the Single Registry with and without the benefit; ii) estimation of treatment effect; and iii) estimation of the impact of the percentage of beneficiary children in a given school upon the average repetition in the school. The results are far from impressive but do show a modest drop in the probability of grade repetition.

Keywords: education and inequality; government policy; conditional cash transfers.

 
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